Operação militar especial russa

MD da Rússia: até 275 militares ucranianos eliminados na direção de Donetsk, além de armamento

Segundo o Ministério da Defesa, foram destruídos sistemas de defesa antiaérea, drones, projéteis de lançadores de foguetes, um caça e centenas de militares ucranianos nas últimas 24 horas.
Sputnik
As Forças Armadas da Rússia eliminaram até 275 militares ucranianos e dez unidades de armamento, incluindo um obuseiro M109 Paladin dos EUA, comunicou na quinta-feira (16) o Ministério da Defesa russo.

"Na direção de Donetsk, durante operações ativas do agrupamento de tropas Yug [Sul], ataques aéreos e fogo de artilharia nas últimas 24 horas, até 275 militares ucranianos, dois tanques, dois veículos blindados de combate, duas picapes, um lançador múltiplo de foguetes Uragan, um obuseiro D-20, um obuseiro autopropulsado Gvozdika e também uma peça de artilharia autopropulsada M109 Paladin, fabricada nos EUA, foram destruídos", disse o ministério.

Também foram mortos 150 efetivos de Kiev nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, onde foram igualmente destruídos outros armamentos, incluindo uma peça de artilharia M777, fabricada nos EUA, acrescentou.
Enquanto isso, nas direções de Zaporozhie e Kherson e a sul de Donetsk, as forças ucranianas perderam até 95 militares e 11 unidades de armamentos, incluindo dois lançadores múltiplos de foguetes Grad, apontou o órgão russo.
Os militares russos teriam ainda liquidado na República Popular de Donetsk um centro de comando da 59ª Brigada de Infantaria Motorizada ucraniana, além de sistemas de defesa antiaérea S-300 e Osa-AKM e um radar AN/TPQ-50 fabricado nos EUA.
Quanto à Força Aeroespacial da Rússia, ela abateu um caça ucraniano MiG-29 perto de Novovodyanoe, na República Popular de Lugansk, declarou o Ministério da Defesa russo.

"Os meios de defesa antiaérea interceptaram nas últimas 24 horas oito foguetes dos sistemas lançadores múltiplos de foguetes Himars e Uragan e um míssil antirradar HARM. Além disso, nove veículos aéreos não tripulados ucranianos foram destruídos nas localidades de Ivanovka, na região de Carcóvia; Zeleny Gai, Verkhnetoretskoe, Grigorovka, na República Popular de Donetsk; Kremennaya, na República Popular de Lugansk; Malaya Kardashinka e Aleshki, na região de Kherson", de acordo com o ministério.

No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 402 aviões, 221 helicópteros, 3.434 veículos aéreos não tripulados, 414 sistemas de defesa antiaérea, 8.316 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.062 lançadores múltiplos de foguetes, 4.372 peças de artilharia de campanha e morteiros e 8.959 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu.
Comentar