O presidente sublinhou que a Rússia enfrentou pela primeira vez desafios que nenhum outro país do mundo jamais enfrentou na história moderna. A queda da economia russa no verão, disse ele, teve a ver com às sanções, mas, desde julho do ano passado, o país vem experimentando um crescimento econômico.
"Isso é sempre importante, é claro, mas é especialmente agora, devido a circunstâncias bem conhecidas, quando a economia russa adquire uma qualidade fundamentalmente diferente, quando começa a se desenvolver de acordo com um novo modelo, como foi mencionado recentemente no discurso à Assembleia Federal", disse o presidente.
Ele também declarou que o comércio externo da Rússia aumentou mais de 8% no ano passado.
"No total, o volume de negócios do comércio exterior da Rússia em 2022 aumentou 8,1%, para 850 bilhões de dólares [R$ 4.495 bilhões], incluindo as exportações, que aumentaram cerca de 20% - 19,9%, e as importações, que caíram cerca de 12% - 11,7%", disse Putin.
Ele também observou que agora as oportunidades de negócios na Rússia são ainda maiores e, se elas não forem aproveitadas, as empresas que deixaram a Rússia vão querer regressar.
"Agora, as oportunidades, as perspectivas de desenvolvimento e expansão dos negócios são ainda maiores, e os empresários russos não devem perdê-las, ou então será tarde demais e algumas empresas que deixaram a Rússia vão querer voltar. A situação é única para muitas das nossas empresas. Decisões de investimento oportunas hoje certamente compensarão cem vezes amanhã", disse Putin no evento.
As autoridades russas vão apoiar as empresas responsáveis que não visem resultados a curto prazo, mas sim o desenvolvimento estratégico, enfatizou o presidente russo.
"O Estado certamente apoiará em todos os sentidos os empresários responsáveis, aqueles que estão prontos a lutar por seus negócios e pelo bem-estar de suas equipes, as pessoas que trabalham, pelo bem-estar de todos os cidadãos da Rússia."
A Rússia ainda tem que resolver uma série de problemas sistêmicos relacionados à logística, finanças, tecnologia, mas existem grandes oportunidades para praticamente qualquer esfera de atividade, observou Vladimir Putin.