Panorama internacional

MRE da China: relações sino-russas se baseiam nos princípios de não alinhamento e não confrontação

As relações sino-russas são baseadas nos princípios de não alinhamento e não direcionamento contra terceiros e o desenvolvimento delas beneficiará todo o mundo, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, em um briefing nesta sexta-feira (17).
Sputnik
O presidente chinês Xi Jinping visitará a Rússia de 20 a 22 de março a convite do presidente russo Vladimir Putin e os líderes discutirão o desenvolvimento da parceria entre a Rússia e a China, disse o serviço de imprensa do Kremlin hoje.
"Os dois países sempre se mantiveram em um novo tipo de relações entre as grandes potências, envolvendo parceria em vez de união de blocos, diálogo em vez de confrontação, [envolvendo] respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação mutuamente benéfica", disse o diplomata.
Recentemente, o embaixador da China em Moscou, Zhang Hanhui,, disse que a Rússia e a China trabalham de mãos dadas, ombro a ombro, resistindo às investidas dos inimigos.
"As relações sino-russas se baseiam nos princípios de não alinhamento, não confrontação e não direcionamento contra terceiros," concluiu ele.
Posteriormente, Li Hongtao, que é o reitor da Faculdade de Política Internacional do Instituto de Ciência Política e Direito da Universidade de Jinan, disse em entrevista à Sputnik que as relações sino-russas envolvem não só os dois países, mas também têm a ver com a paz e a estabilidade ao redor.
Panorama internacional
Embaixador: China seguirá reforçando parceria estratégica 'ombro a ombro' com Rússia
Juntas, Rússia e China podem promover a multipolaridade e democratização das relações estatais.
Comentar