Um exercício militar em larga escala, o Sea Shield 2023, terá início na Romênia na segunda-feira (19), relatou a Radio Romania, citando o quartel-general naval do país.
As manobras foram propostas pela Romênia na cúpula da OTAN de Varsóvia em 2016, para reforçar as medidas de segurança no flanco do sudeste europeu da aliança.
"Mais de 3.000 soldados da Romênia e 12 outros aliados e parceiros participarão, de 20 de março a 2 de abril, do abrangente exercício Sea Shield 2023 da OTAN, que acontecerá no sudeste da Romênia no mar e nos rios, inclusive no delta do Danúbio e na área costeira", explicou a Radio Romania.
"Mais de 30 embarcações navais da Marinha romena, duas embarcações militares da Marinha da Bulgária, 14 aeronaves da França, Romênia, EUA e Turquia, 15 barcos e navios de patrulha de instituições de defesa nacional, 57 veículos militares e outros veículos de combate, e também especialistas em proteção química, biológica, radiológica e nuclear estarão envolvidos nas manobras", onde conduzirão atividades de treinamento complexas em todas as condições, continuou.
Militares da Albânia, Bulgária, EUA, França, Geórgia, Grécia, Moldávia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido e Turquia participarão do exercício.
O exercício "promove as iniciativas e interesses regionais e internacionais da Romênia, bem como o aumento da interoperabilidade entre as forças participantes", escreve a mídia.