"Na terça-feira, 21 de março, em Poznan se realizará a cerimônia de inauguração da guarnição das Forças Armadas dos Estados Unidos na República da Polônia. A cerimônia de transformação do Grupo de Apoio Regional na Polônia [ASG-P, na sigla em inglês] em Guarnição do Exército dos EUA na Polônia [USAG-P, na sigla em inglês] será realizada com participação do vice-primeiro-ministro e chefe do Ministério da Defesa Nacional [polonês] Mariusz Blaszczak", diz a declaração.
A guarnição polonesa do Exército dos EUA vai ser a oitava guarnição permanente das Forças Armadas dos EUA na Europa e a primeira guarnição estadunidense permanente na Polônia.
A unidade é estabelecida de acordo com a decisão do presidente norte-americano tomada em 2022 e "se empenhará no apoio de infraestrutura às tropas norte-americanas posicionadas na República da Polônia", segundo o comunicado. Ele também especifica que as tarefas da guarnição vão incluir "a liderança e gestão dos postos avançados das tropas estadunidenses na Polônia".
O Comando do V Corpo do Exército dos EUA tem operado na Polônia desde 2020.
"Sua missão principal é coordenar e supervisionar as forças terrestres dos EUA na Europa, o planejamento operacional, bem como a cooperação e sincronização das ações das forças dos EUA com as tropas de outros países da OTAN", afirma-se.
Cerca de dez mil soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão atualmente instalados na Polônia, a maioria deles são do Exército norte-americano.