Os militares russos eliminaram mais de 250 soldados ucranianos na direção de Donetsk nas últimas 24 horas da operação especial, disse na quinta-feira (23) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Na direção de Donetsk, como resultado de ações das unidades e do fogo de artilharia do agrupamento de tropas Yug [Sul, na tradução do russo], mais de 250 soldados ucranianos, seis tanques, cinco veículos blindados de combate, sete carros e um obuseiro D-20 foram destruídos nas últimas 24 horas", disse o ministério, acrescentando que um depósito de munição da 53ª Brigada Mecanizada ucraniana foi destruído perto do povoado de Lastochkino.
Em conjunto, os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Vostok (Leste) russos, que operam nas direções de Kupyansk, no caso do primeiro, e nas direções de Zaporozhie e a sul de Donetsk, no caso do outro, teriam eliminado até 120 militares de Kiev e 11 armamentos, incluindo um lançador múltiplo de foguetes Grad e um obuseiro M777 dos EUA.
"Até 15 militares ucranianos e cinco carros foram destruídos na direção de Kherson durante 24 horas", contou também a Defesa russa, enquanto o agrupamento de tropas Tsentr (Centro) aniquilou nas repúblicas populares de Lugansk e Donetsk mais de 80 combatentes e um obuseiro D-30, além de cinco outros veículos militares, disse.
"Um armazém de combustível e lubrificantes pertencente à 65ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia foi destruído perto do vilarejo de Zaliznichnoe, região de Zaporozhie", disse o Ministério da Defesa.
Enquanto isso, a Força Aeroespacial da Rússia abateu um avião Su-24 da Ucrânia, 16 drones e cinco projéteis de lançador de foguetes Himars, acrescentou.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 404 aviões, 224 helicópteros, 3.544 veículos aéreos não tripulados, 414 sistemas de defesa antiaérea, 8.384 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.071 lançadores múltiplos de foguetes, 4.415 peças de artilharia de campanha e morteiros e 9.073 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o órgão do governo russo.