Montadora da Turquia revela FOTO de seu drone mais poderoso

As Indústrias Aeroespaciais da Turquia, uma empresa de defesa do país, responsável pela produção de vários modelos de drones, mostrou um veículo aéreo não tripulado com capacidades de voo avançadas.
Sputnik
Foi revelado na Turquia um novo drone de combate que deverá fazer seu primeiro voo nos próximos meses, escreveu na quinta-feira (23) o portal Defense News.
Na Cúpula de Segurança de Fronteiras realizada na terça-feira (22) e quinta-feira (23) em Ancara, Temel Kotil, chefe executivo das Indústrias Aeroespaciais da Turquia (TAI, na sigla em inglês), disse que o drone Anka-3, cuja primeira foto foi divulgada no sábado (18), começou os testes no solo antes dos planos para seu primeiro voo.
"O novo veículo de combate aéreo não tripulado será equipado com a mesma infraestrutura de aviação e estação de controle terrestre que os drones ANKA. A montagem estrutural do primeiro protótipo foi concluída em janeiro de 2023, e os testes em solo estão atualmente em andamento. O motor do Anka-3 será ligado em abril de 2023, e o serviço de taxiamento terá início. O voo inaugural está programado para o mesmo mês", informaram as TAI.
Segundo Kotil, o Anka-3 terá um peso máximo de decolagem de 6.500 kg e uma capacidade de carga útil de 1.200 kg. Sua altitude máxima é de 12,2 km, e pode aguentar dez horas a 9,15 km, sendo sua velocidade de cruzeiro de 463 km/h e máxima de 787 km/h, acrescentou ele. Isto tornaria o Anka-3 superior aos outros drones da empresa em termos de velocidade e capacidade de carga útil.
Um drone Bayraktar TB2 fabricado na Turquia é visto logo após seu pouso em um aeroporto em Gecitkala (foto de arquivo)
A empresa não revelou informações sobre o portfólio de armas e sensores do Anka-3, mas espera-se que apresente estações de armas internas e externas. A foto do Anka-3 sugere que o drone é equipado com duas munições vagantes de cor laranja que poderiam servir para ataques suicidas.
Já o preço da nova aeronave não foi revelado.
As TAI também disseram que realizaram os primeiros testes de taxiamento do avião de combate turco TF-X, bem como da aeronave leve de ataque e treinamento Hurjet.
A empresa está desenvolvendo as aeronaves principalmente para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento, operações de ataque profundo e de destruição ou supressão das defesas antiaéreas inimigas.
Comentar