Na quinta-feira (23), a comissão parlamentar turca para questões de política externa aprovou o protocolo sobre a ratificação da candidatura da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e anunciou seus planos de enviá-lo para posterior aprovação ao próprio parlamento.
"Nossa comissão sobre questões de política externa adotou o protocolo. Esperamos que a Grande Assembleia Nacional [o parlamento turco] também o aprove. Não temos problemas com a Finlândia neste processo", disse Kalin à emissora turca NTV.
Ao mesmo tempo, o representante de Erdogan especificou que Turquia não havia tomado uma decisão final sobre a candidatura da Suécia à OTAN e disse que tudo dependia das ações de Estocolmo.
"Não fechamos as portas da OTAN para a Suécia. O processo e a velocidade do processo dependem completamente das medidas que Estocolmo tomará", acrescentou Kalin.
Mais cedo, neste sábado, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, afirmou que é provável que a Finlândia se junte à OTAN antes da Suécia.