Um grupo de 12 membros da Força Aérea de Uganda completou um curso de treinamento de oito meses para pilotar helicópteros de ataque Mi-28NE, anunciou o tenente-general Charles Okidi, comandante da Força Aérea do país africano.
O Mi-28N é um helicóptero de ataque soviético e russo, que foi projetado para rastrear e destruir tanques e outros veículos blindados, e também alvos aéreos de baixa velocidade e efetivos inimigos em condições de resistência armada. Ele teve seu primeiro voo em 1982.
Além deles, foram treinados 52 engenheiros militares ugandenses para manutenção dos helicópteros russos.
28 de fevereiro 2023, 10:08
"Não há dúvida que a introdução dos helicópteros de ataque no campo de batalha mudou as marés de guerra no norte de Uganda contra o Exército de Resistência do Senhor (LRA [na sigla em inglês]) em favor da UPDF [Força de Defesa Popular de Uganda, em português] e continua a fazê-lo nas operações subsequentes", avaliou Okidi.
"Assim, com a aquisição da Novos Ativos Aéreos, estamos prontos para servir nosso querido país mais nessa capacidade", apontou, notando que o Exército espera que a aeronave russa ajude a mudar finalmente a maré das hostilidades em favor de Uganda.
O LRA, que se posiciona como uma organização que representa os interesses do povo acholi no norte de Uganda, tem estado ativo desde 1988. Os militantes estão lutando contra o governo central de Uganda e foram relatados como tendo cometido numerosas violações dos direitos humanos.
Em 2022, a Rússia entregou um lote de helicópteros de ataque Mi-28NE para Uganda. Além da Rússia e Uganda, a aeronave é usada pelo Iraque e pela Argélia.