"Atualmente tudo indica que a Finlândia ingressará [na OTAN] antes da Suécia", disse Kristersson em uma conferência do Partido Moderado da Suécia liderado por ele.
A Finlândia e a Suécia se inscreveram para se tornarem membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em maio de 2022, três meses depois que a Rússia iniciou sua operação militar especial na Ucrânia. Turquia e Hungria são os únicos países da aliança de 30 países-membros que ainda não ratificaram os pedidos da Finlândia e da Suécia.
Até agora, Budapeste e Ancara anunciaram sua disposição de ratificar o pedido finlandês, mas não o sueco. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse em janeiro que Estocolmo não deveria contar com o apoio de Ancara para sua candidatura à OTAN devido aos recentes protestos de queima do Alcorão na Suécia.
O chefe da ala governista da Hungria da União Cívica Húngara (Fidesz), Máté Kocsis, disse na semana passada que o parlamento de seu país votaria a adesão da Finlândia à OTAN no dia 27 de março. Na quinta-feira (23), um membro da comissão parlamentar turca sobre questões de política externa do Partido Republicano do Povo também disse à Sputnik que a assembleia geral do parlamento turco consideraria o protocolo de adesão da Finlândia à OTAN na semana seguinte.