Panorama internacional

Plano de fabricação de chips pode virar fracasso bilionário para os EUA, diz mídia

A Bloomberg relatou que um grande projeto de lei de semicondutores já foi uma bela obra bipartidária, mas agora políticas mal planejadas estão acabando com isso.
Sputnik
De acordo com a mídia, está claro que a lei Chips and Science Act, que inclui uma despesa de US$ 52 bilhões (R$ 268,6 bilhões) para a indústria de semicondutores, provavelmente fracassará.

"Seu iminente fracasso é um microcosmo de tudo o que há de errado com a abordagem atual dos EUA para construir coisas", relata a mídia.

O projeto de lei em questão visava reviver a capacidade de fabricação de chips dos EUA, já que sua participação na fabricação global de semicondutores caiu de 37% em 1990 para aproximadamente 12%.
Um dos grandes problemas dos norte-americanos é que apenas dinheiro não resolverá os problemas do país, já que a produção de chips nos EUA leva 25% mais tempo e custa quase 50% mais do que na Ásia, sendo assim, seriam necessárias mudanças políticas significativas.
Contudo, a mídia destaca que as empresas do setor no país enfrentam um sério desafio, a burocracia, que dificulta a criação de novas fábricas de chips nos EUA, além de outras leis federais, causando atrasos e elevando as despesas.
Panorama internacional
'Estratégia de toda a nação': Pequim almeja 'avanços importantes' em meio à corrida de chips com EUA
Estes desafios desencorajam o investimento privado, impedindo as fabricantes americanas de competir com suas rivais estrangeiras.
Outro problema citado pela Bloomberg é a falta de qualificação no setor graças a um sistema de imigração pífio e falido.
Por fim, a mídia destaca que as políticas equivocadas estão impedindo a ambição americana em todas as frentes, e que apenas dinheiro não será suficiente para sanar os problemas do país para evitar novos fracassos.
Comentar