Panorama internacional

Plano de fabricação de chips pode virar fracasso bilionário para os EUA, diz mídia

Presidente Joe Biden segura um wafer de silício enquanto participa virtualmente da Cúpula sobre Resiliência da Cadeia de Suprimentos e Semicondutores na Casa Branca, Washington, EUA, 12 de abril de 2021
A Bloomberg relatou que um grande projeto de lei de semicondutores já foi uma bela obra bipartidária, mas agora políticas mal planejadas estão acabando com isso.
Sputnik
De acordo com a mídia, está claro que a lei Chips and Science Act, que inclui uma despesa de US$ 52 bilhões (R$ 268,6 bilhões) para a indústria de semicondutores, provavelmente fracassará.

"Seu iminente fracasso é um microcosmo de tudo o que há de errado com a abordagem atual dos EUA para construir coisas", relata a mídia.

O projeto de lei em questão visava reviver a capacidade de fabricação de chips dos EUA, já que sua participação na fabricação global de semicondutores caiu de 37% em 1990 para aproximadamente 12%.
Um dos grandes problemas dos norte-americanos é que apenas dinheiro não resolverá os problemas do país, já que a produção de chips nos EUA leva 25% mais tempo e custa quase 50% mais do que na Ásia, sendo assim, seriam necessárias mudanças políticas significativas.
Contudo, a mídia destaca que as empresas do setor no país enfrentam um sério desafio, a burocracia, que dificulta a criação de novas fábricas de chips nos EUA, além de outras leis federais, causando atrasos e elevando as despesas.
Bandeiras nacionais da China e dos EUA tremulam na entrada de um prédio de escritórios em Pequim, 19 de janeiro de 2020
Panorama internacional
'Estratégia de toda a nação': Pequim almeja 'avanços importantes' em meio à corrida de chips com EUA
Estes desafios desencorajam o investimento privado, impedindo as fabricantes americanas de competir com suas rivais estrangeiras.
Outro problema citado pela Bloomberg é a falta de qualificação no setor graças a um sistema de imigração pífio e falido.
Por fim, a mídia destaca que as políticas equivocadas estão impedindo a ambição americana em todas as frentes, e que apenas dinheiro não será suficiente para sanar os problemas do país para evitar novos fracassos.
Comentar