Marinha dos EUA não acompanha rápido crescimento da Frota da China, revela mídia

O jornal The Washington Times revelou que o orçamento de defesa da administração Biden não está acompanhando o rápido crescimento da indústria naval da China.
Sputnik
Políticos republicanos citados pelo jornal criticaram o orçamento proposto pelo Departamento de Defesa americano, de cerca de US$ 255,8 bilhões (R$ 1,3 trilhão), para o ano fiscal de 2024.
Segundo os republicanos, o valor pretendido não acompanhará o avanço da Marinha chinesa, e pode até levar à redução da frota naval americana até 2028.
A senadora republicana Susan Collins destacou que o orçamento não corresponde às necessidades de lidar com as ameaças e desafios dos principais rivais dos EUA no cenário atual.
China cria nova tecnologia furtiva para submarinos que pode 'bloquear' sonares dos EUA
A republicana ainda recordou que a frota naval dos EUA já é menor do que os requisitos da Marinha, sendo constituída por 296 embarcações, enquanto a frota chinesa deverá contar com mais de 440 navios até 2030.
Por fim, a senadora alerta que, além de não conseguir acompanhar e lidar com a "ameaça" do crescimento e da supremacia chinesa, o orçamento da Marinha americana servirá apenas para aumentar os custos, sem resultados significativos.
Comentar