Panorama internacional

Suécia já 'não tem mais certeza' se vai se juntar à OTAN até julho, diz chanceler do país nórdico

Ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom disse que não tinha mais certeza de que seu país poderia ingressar na OTAN até julho, após recentes objeções da Hungria, além da oposição da Turquia.
Sputnik
Apesar de se candidatarem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) simultaneamente e expressarem planos para se juntarem à aliança, os caminhos de Finlândia e Suécia se dividiram. Enquanto a candidatura de Helsinque ganhou aceitação total a de Estocolmo está cheia de problemas.
"Tomei nota das coisas que foram ditas nos últimos dias, especialmente por parte da Hungria, e isso significa que há sempre razões para alterar as suas palavras. Acho que 'esperançoso' neste contexto é melhor", disse Billstrom à mídia sueca.
Na semana passada, o chanceler sueco disse que "nem era preciso dizer" que a Suécia se tornaria um membro até a cúpula da OTAN em Vilnius, na Lituânia, em julho.
Anteriormente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que garantir a adesão da Suécia ao bloco era seu "objetivo". Em 17 de maio de 2022, Finlândia e Suécia enviaram para aliança o pedido para entrar no bloco militar.
Panorama internacional
Hungria aponta 3 razões para a rejeição do pedido de adesão da Suécia à OTAN
Contudo, é necessário que o pedido venha a ser aceito por todos os países-membros. Até o momento, a Hungria e a Turquia resistem à entrada da Suécia no bloco, mas são a favor da adesão da Finlândia.
Comentar