O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou aos primeiros três meses com aprovação de 38% e reprovação de 29%, segundo pesquisa divulgada neste sábado (1º) pelo instituto Datafolha e citada pelo G1. No restante, 30% consideram regular e 3% não souberam responder.
O índice de reprovação do petista é o mesmo do governo Bolsonaro na mesma época de seu mandato de 2019, igualando ao pior desempenho desde a redemocratização de 1985 entre presidentes em primeiro mandato.
Essa também foi a pior avaliação do presidente quando comparada a seus mandatos anteriores. Em 2003, após três meses do início do governo, Lula obteve 43% de ótimo ou bom e, em 2007, 48%.
Na pesquisa publicada neste sábado (1º), a parte da população onde Lula recebeu maior aprovação foi a dos nordestinos (53% de ótimo ou bom) e tem rejeição mais baixa entre os mais pobres (apenas 21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até dois salários mínimos) e entre os mais jovens (17% de ruim ou péssimo na faixa de 16 a 24 anos de idade).
Perguntados se Lula havia feito mais ou menos pelo país do que o esperado nestes três primeiros meses, 18% dizem que fez mais do que esperava; 25% dizem que fez o que esperava que fizesse; 51% dizem que fez menos do que esperava; 2% deram outras respostas e 4% não souberam responder.
Já sobre o que esperam da gestão Lula para o futuro, 50% acreditam que o governo será ótimo ou bom; 27% acreditam que será regular; 21% acreditam que será ruim ou péssimo e 1% não soube responder.