Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, disse no domingo (2) que suas "portas estão fechadas" para o embaixador americano no país, Jeffrey Flake, após o último ter se reunido com o líder da oposição nas eleições presidenciais de 14 de maio.
Na quarta-feira (29) a Embaixada dos EUA na Turquia informou que Flake se encontrou com Kemal Kilicdaroglu, líder do Partido Popular Republicano (CHP, na sigla em turco), "como parte das discussões em andamento com os partidos políticos turcos sobre questões de interesse mútuo entre nossos dois países", incluindo a "solidariedade e condolências pelas perdas decorrentes do terremoto na Turquia".
"Temos que dar uma lição à América nestas eleições. Nossas portas estão fechadas para ele [Flake], ele não poderá mais entrar. Por quê? Que saiba seu lugar", respondeu Erdogan, citado nesta segunda-feira (3) pela agência turca Anadolu, acrescentando que "seu interlocutor aqui é o presidente".
Nas eleições presidenciais e gerais da Turquia, agendadas para 14 de maio, o mandatário concorrerá novamente como candidato do Partido de Direita Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco). Enquanto isso, Kilicdaroglu está surgindo como seu principal concorrente.
Uma pesquisa de opinião pública realizada de 10 a 13 março pela EuroPoll Research mostrou Kilicdaroglu como favorito, com 56,8% das intenções de voto das 2.544 pessoas inquiridas, contra os 43,2% de Erdogan, segundo o jornal turco Birgun.