"Ao fazer de sua moeda um instrumento de pressão política sobre outros países, os americanos lançaram involuntariamente um movimento global para derrubar o rei dólar", disse ele.
O analista francês descreveu a desdolarização como um processo irreversível.
Em sua opinião, o fato de os países estarem abandonando o dólar é explicada por Washington usar sua moeda como uma alavanca de pressão sobre outros atores nas relações internacionais. Por esta razão, observa Girard, muitos preferem mudar para as transações em moedas nacionais.
"Além disso, os países do BRICS estão planejando criar sua própria moeda para o comércio internacional", observou Girard.
Ele também citou como exemplo o sistema de liquidação interbancária eletrônica da China, que compete com o sistema SWIFT, controlado pelo Ocidente.
Como presidente russo Vladimir Putin apontou, as sanções infligiram um sério golpe a toda a economia global, e o objetivo principal do Ocidente é agravar a vida de milhões de pessoas.
Entretanto, segundo o chefe de Estado, a estabilidade financeira da Rússia não foi prejudicada e a própria Europa chegou a um impasse em resultado das sanções.