Panorama internacional

Eurodeputado: palavras de Macron mostram cansaço mundial da hegemonia dos EUA

Manifestantes iranianos queimam a bandeira dos EUA durante um protesto contra as caricaturas publicadas pela revista satírica francesa Charlie Hebdo, que ridicularizam os clérigos governantes do Irã, em frente à embaixada da França em Teerã no Irã, 11 de janeiro de 2023.
Os EUA não devem condenar outros países por não quererem estar sob sua opressão, escreveu o deputado do Parlamento Europeu Mick Wallace no Twitter.
Sputnik

"Alguma vez ocorreu a Marco Rubio que a maior parte do mundo está cansada de que o Império dos EUA interfira em assuntos de outros países, de que os EUA ignorem os direitos de outros à soberania e de que os EUA abusem da supremacia do dólar para promover seus interesses financeiros, com grande custo para tantos?", escreveu o político.

Este foi o comentário do deputado sobre a sugestão do senador dos Estados Unidos Marco Rubio de testar a solidariedade europeia da França, após uma declaração de seu presidente, Emmanuel Macron, depois da visita à China.
O líder francês disse, em particular, que a Europa não deve ser arrastada para o confronto entre Washington e Pequim sobre Taiwan e se ajustar ao "ritmo norte-americano".
Ele disse que os europeus precisam "acordar e pensar em seus próprios interesses".
O presidente francês, Emmanuel Macron, fala durante uma entrevista coletiva em uma cúpula da UE em Bruxelas, 21 de outubro de 2022
Panorama internacional
Após fala de Macron sobre Taiwan, senador dos EUA ameaça deixar Europa sozinha na Ucrânia
Comentar