Panorama internacional

Irã, China, Rússia e Paquistão pedem aos EUA que se responsabilizem pela situação no Afeganistão

Os EUA e seus aliados devem assumir a responsabilidade pela difícil situação no Afeganistão, cancelar as sanções e devolver os bens detidos no exterior, insistiram os ministros das Relações Exteriores do Irã, Rússia, China e Paquistão em uma declaração conjunta após uma reunião em Samarcanda.
Sputnik
"Os ministros referiram que os EUA e seus aliados devem assumir a responsabilidade pela atual difícil situação no Afeganistão, devem cancelar imediatamente as sanções unilaterais contra o Afeganistão e devolver seus ativos mantidos fora do país em benefício do povo do Afeganistão", diz a declaração conjunta dos ministros das Relações Exteriores divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Irã.
Além disso, os ministros das Relações Exteriores do Irã, Rússia, China e Paquistão se opuseram fortemente à restauração de bases militares no Afeganistão e em torno dele pelos EUA e aliados. Em sua opinião, isto prejudicaria a paz e a estabilidade na região.
Nas palavras dos ministros, todos os membros da comunidade internacional têm interesse em um Afeganistão estável e pacífico.
"Um país que deveria ser um lugar de cooperação internacional e não uma arena de rivalidade geopolítica", conclui a declaração.
Uma conferência ministerial dos países vizinhos do Afeganistão está sendo realizada em Samarcanda hoje (12) com a participação dos ministros das Relações Exteriores da Rússia, China, Irã, Paquistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
Panorama internacional
Casa Branca divulga relatório culpando governo Trump por retirada fracassada dos EUA do Afeganistão
As partes discutirão outros passos para promover um acordo político afegão, estabilizar a situação humanitária e socioeconômica do país e desenvolver a integração econômica regional e projetos de transporte e energia com participação de Cabul.
Comentar