Operação militar especial russa

Grupo Wagner segue avançando em Artyomovsk em meio a combates ferozes, diz MD russo

O Ministério da Defesa da Rússia relatou que, nas últimas 24 horas, as forças do país tomaram quase a totalidade de Artyomovsk (Bakhmut), além de terem destruído numerosas outras unidades ucranianas.
Sputnik
Unidades das Forças Armadas da Ucrânia estão destruindo a infraestrutura urbana e os edifícios residenciais em Artyomovsk durante sua retirada, para retardar o avanço das tropas russas, disse no sábado (15) o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, os combates mais ferozes de toda a região de Donetsk ocorreram perto de Artyomovsk, com unidades de assalto do Grupo Wagner avançando e tomando posse de dois quarteirões na periferia norte e sul da cidade.
"As unidades restantes das Forças Armadas da Ucrânia em Artyomovsk estão deliberadamente destruindo a infraestrutura da cidade e os edifícios residenciais para retardar o avanço de nossas tropas, enquanto recuam", de acordo com o ministério.
Segundo ele, nas regiões de Kherson, Kupyansk e Krasny Liman, o Exército ucraniano sofreu perdas de cerca de 115 homens, eliminados pelos agrupamentos de tropas Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro). Além disso, as forças ucranianas perderam três unidades de artilharia autopropulsada Gvozdika, um veículo blindado de transporte de pessoal, dois carros, dois veículos militares blindados, um picape e obuseiros D-20 e D-30.
Operação militar especial russa
Forças russas aniquilam até 340 militares e projéteis de artilharia da Ucrânia
Já nas regiões de Donetsk, a sul de Donetsk e Zaporozhie, os agrupamentos de tropas russas Yug (Sul) e Vostok (Oriente) teriam eliminado cerca de 345 combatentes ucranianos, dois veículos militares blindados, três carros, uma picape, dois obuseiros D-20 e Msta-B cada e um lançador múltiplo de foguetes Grad.
"A aviação tático-operacional, as tropas de mísseis e artilharia das Forças Armadas da Federação da Rússia atingiram 73 unidades de artilharia do Exército ucraniano em posições de tiro, militares e equipamentos em 95 áreas", disse o Ministério da Defesa da Rússia, acrescentando que "um depósito de combustível e lubrificantes da 81ª Brigada de Assalto Aéreo das Forças Armadas da Ucrânia foi destruído perto da cidade de Slavyansk, na República Popular de Donetsk.
"As forças de defesa antiaérea interceptaram no último dia cinco projéteis do sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars. Além disso, três veículos aéreos ucranianos não tripulados foram destruídos perto de Opytnoe, na República Popular de Donetsk; Rubezhnoe e Chervonopopovka, na República Popular de Lugansk", continuou o ministério.
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 407 aeronaves militares, 228 helicópteros, 3.756 veículos aéreos não tripulados, 415 sistemas de defesa antiaérea, 8.677 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.085 lançadores múltiplos de foguetes, 4.593 peças de artilharia de campanha e morteiros e 9.513 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o órgão militar russo.
Comentar