Panorama internacional

Pequim: cooperação da China e Rússia no campo militar está indo bem e fortalece a segurança global

A cooperação da China com a Rússia na área técnico-militar está avançando bem e contribuindo para o desenvolvimento da segurança global, declarou o ministro da Defesa chinês, Li Shangfu, durante conversações com o presidente russo Vladimir Putin.
Sputnik
"Ultimamente a cooperação da Rússia e China no campo técnico-militar está se desenvolvendo muito bem. Isso representa uma grande contribuição para a segurança global e regional", disse Li Shangfu.
Relativamente à visita do ministro à Rússia, o jornal Global Times aponta que a China não reduzirá o nível de cooperação militar com a Rússia devido à pressão externa do Ocidente.
"Alguns interpretam persistentemente a visita do ministro [da Defesa chinês à Rússia] como uma tentativa de 'alterar a ordem mundial', 'enfraquecer a influência americana' e até mesmo promover a tese sobre um possível 'fornecimento de armas' à Rússia por parte da China. Essas acusações podem ser explicadas, se não por intenções políticas maliciosas, então por falta de profissionalismo […] e naturalmente a China não reduzirá ou diminuirá o nível de cooperação com outros parceiros devido à pressão externa", aponta o artigo.
Em 14 de abril, o Ministério da Defesa da Rússia informou que Li Shangfu realizaria sua primeira viagem ao exterior à Rússia de 16 a 18 de abril após sua nomeação para o cargo de ministro da Defesa da China.
Operação militar especial russa
Ex-agente da CIA critica 'guerra em duas frentes' dos EUA em meio à reunião de Xi-Putin: 'Loucura'
Anteriormente, o embaixador chinês na Rússia, Zhang Hanhui, disse que os países ocidentais não estão em posição de ditar como Pequim deve se comportar com relação à Ucrânia. Ele também observou que, desde o início do conflito ucraniano, Pequim não forneceu armas a nenhuma das partes.
Comentar