Kiev convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao país no intuito de que Lula "compreenda" a realidade do conflito. O porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, criticou o mandatário brasileiro por colocar "a vítima e o agressor no mesmo nível" e por atacar os aliados ucranianos que a ajudam a "proteger-se de uma agressão assassina", segundo O Globo.
Nikolenko pediu a Lula que "compreenda as reais causas e a essência" do conflito na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 após a operação russa.
Em entrevista à imprensa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no domingo (16), Lula afirmou que "o presidente [Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz. O [Vladimir] Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade dessa guerra".
A fala foi rebatida e criticada por Washington e pelo bloco europeu em seguida. O porta-voz da Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que o Brasil "está repetindo como um papagaio a propaganda da Rússia e da China, sem analisar os fatos", conforme noticiado.
Entretanto, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, refutou as críticas dos EUA contra a política externa brasileira.
Ontem (18), Vieira e Lula receberam o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, para promover uma mediação internacional ante o conflito.
"Com relação à situação internacional, abordamos o conflito, os últimos desenvolvimentos na Ucrânia. Também reiterei que estamos prontos a nos engajar em uma solução pacífica para este conflito, lembrando as declarações do presidente Lula para que criássemos um grupo amigável às conversações entre a Rússia e a Ucrânia", disse Mauro Vieira sobre o encontro.
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Luiz Lecker Vieira, recebe o ministro das Relações Exteriores da Federação da Rússia, Sergei Lavrov, no Itamaraty em 17 de abril de 2023
© Foto / Gustavo Magalhães / MRE do Brasil
Lavrov também transmitiu a Vieira e ao presidente o convite do líder russo, Vladimir Putin, para que Lula visite a Rússia.