Panorama internacional

Coreia do Norte vai 'dar uma tacada na cosmonáutica tripulada', crê especialista

Pyongyang fez sérios progressos no desenvolvimento de sua tecnologia espacial. Após a criação e lançamento de seus próprios satélites, um programa nacional norte-coreano tripulado deve ser esperado, diz o especialista militar Aleksei Leonkov à Sputnik.
Sputnik
Anteriormente, a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês) informou que o líder norte-coreano Kim Jong-un anunciou a criação de um satélite de reconhecimento militar no país. Além disso, ele ordenou realizar o lançamento do satélite dentro do prazo estipulado.

"A Coreia do Norte vem trabalhando em seu próprio programa espacial há bastante tempo [...]. Eles estão trabalhando nisso com muita seriedade e eu acho que eles vão dar uma tacada na cosmonáutica tripulada", disse Leonkov.

Panorama internacional
Kim Jong-un: satélite militar da Coreia do Norte já está pronto para lançamento
Ele estima que a Coreia do Norte já aperfeiçoou seu programa de mísseis e está agora abordando exploração espacial.

"Eles montaram seu próprio programa nacional: seus próprios motores, combustível líquido e sólido para mísseis [...]. [Agora] eles precisam de satélites de reconhecimento, satélites de alerta de mísseis, satélites de detecção e de designação de alvos e assim por diante", afirma o especialista.

Panorama internacional
EUA, Japão e Coreia do Sul terão exercícios de mísseis regulares contra 'ameaças' da Coreia do Norte
Leonkov explicou que um satélite desse tipo permitirá a Pyongyang detectar forças navais norte-americanas, japonesas e sul-coreanas. Entretanto, uma constelação global de satélites requer não apenas satélites espiões, mas também satélites de comunicação e de retransmissão.

"Esta é uma tarefa técnica complexa que requer um custo muito alto. Penso que a Coreia do Norte vai seguir o caminho da construção de satélites geoestacionários. Eles lançaram anteriormente mísseis que voaram mais de 4.000 quilômetros para o espaço", acrescentou o especialista.

Registrado alto nível de atividade no maior complexo nuclear da Coreia do Norte (FOTOS)
Comentar