Panorama internacional

Militares ucranianos acidentalmente arrancam torre de tanque Leopard 2 na Polônia (FOTOS)

A OTAN se comprometeu a enviar dois batalhões de tanques de terceira geração para a Ucrânia. Por sua vez, as forças russas afirmaram que vão responder aos blindados ocidentais com unidades especializadas de caça de tanques.
Sputnik
Um tanque Leopard 2A4 suposto para ser enviado à Ucrânia parece ter sofrido danos consideráveis em um campo de treinamento polonês antes de ter a chance de chegar ao front.
Falando sobre o acidente, o oficial de reserva do Exército da Polônia Piotr Pavelka disse que os tanquistas ucranianos "simplesmente foram um contra o outro" durante as manobras.
"Provavelmente aconteceu o seguinte: um tanque foi para cima do outro, colidiu em sua blindagem e bateu na torre, simplesmente arrancando a torre do casco", disse Pavelka.
O oficial postou as imagens do tanque danificado no Twitter, que também apareceram em outros lugares on-line.
Leopard 2 com a torre arrancada após um acidente durante o treinamento de tanquistas ucranianos no oeste da Polônia
"Eu vou ser honesto, não me lembro de alguma vez ter visto um manejo de veículos tão desajeitado em nenhum lugar", acrescentou Pavelka.
Oficiais militares ucranianos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ainda não comentaram o incidente.
Entretanto, a mídia de defesa polonesa recebeu a confirmação das Forças Armadas da Polônia de que o incidente havia acontecido, indicando que ele ocorreu em 14 de abril no Centro de Treinamento Leopard sob a 10ª Brigada de Cavalaria Blindada em Swietoszow, oeste da Polônia.
Aponta-se que os tanquistas que operavam Leopard 2 não ficaram feridos no incidente, e o tanque danificado foi transportado para uma instalação de reparo, onde será inspecionado e possivelmente devolvido ao serviço.
Comentar