Panorama internacional

Kremlin: OTAN é um instrumento de guerra e sempre se aproximou das fronteiras da Rússia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não é um instrumento de paz, mas um instrumento de guerra, a aliança já se expandiu em seis ocasiões e se aproximou das fronteiras da Rússia, disse Dmitry Peskov, o porta-voz do presidente russo.
Sputnik
"A OTAN não é um instrumento de paz, é um instrumento de confronto. A OTAN foi assim concebida, projetada e implementada como um instrumento de confronto. Esta é uma máquina de guerra e ela tem sempre se aproximado de nossas fronteiras", disse o porta-voz do Kremlin em um evento educacional.
De acordo com Peskov, no Ocidente raramente referem que a OTAN, mesmo após o colapso da União Soviética, se expandiu seis vezes em direção às fronteiras da Rússia com o seu potencial militar.
Panorama internacional
Adesão da Ucrânia à OTAN é a pior das decisões possíveis, diz ex-premiê da Eslováquia

Zona do euro está passando por um pico histórico de inflação

Relativamente às sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia, Peskov observou que a zona do euro está passando por um pico histórico de inflação, pois as sanções atingiram também os europeus.
"Em geral, toda a zona do euro está passando por uma alta histórica da inflação [...] As sanções que aplicaram contra nós são uma arma de dois gumes, elas atingiram os próprios europeus", disse o porta-voz.
Ele ressaltou que "cada europeu, cada alemão – agora gasta quase 10% mais dinheiro todos os dias na loja [...] E que os governos expliquem por que eles devem pagar os dez euros extra em cada cem euros", concluiu Peskov.
Desde o final de fevereiro do ano passado, a UE já aprovou dez pacotes de sanções contra a Rússia, que incluem restrições financeiras, comerciais, assim como sanções individuais, devido à operação especial da Rússia na Ucrânia.
Comentar