O relatório, baseado em imagens de satélite tiradas em 20 de abril, disse que atividades significativas de construção e melhoria foram detectadas em todo o Centro de Pesquisa Científica Nuclear de Yongbyon, particularmente em torno do Reator Experimental de Água Leve (ELWR, na sigla em inglês), o reator de 5 MWe e dentro da área de conversão de urânio, escreve a Yonhap.
O documento, escrito por Peter Makowsky, Jack Liu e Olli Heinonen, também observou melhorias na barragem do canal do rio Kuryong e outros novos projetos de construção em todo o complexo.
Os autores do relatório ainda apontaram sobre o investimento significativo na melhoria das capacidades de produção de material físsil da Coreia do Norte.
Segundo a mídia, os movimentos norte-coreanos em sua estrutura nuclear podem estar atendendo ao pedido feito no final de março pelo líder Kim Jong-un por um aumento "exponencial" em seu arsenal nuclear.
O líder pediu preparativos "impecáveis" para o uso de armas nucleares "a qualquer hora e em qualquer lugar" de acordo com a Agência Central de Notícias da Coreia citada pela Yonhap.