Os militares dos EUA confirmaram que as forças iranianas apreenderam um navio petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall fretado pela empresa Chevron que transportava petróleo bruto do Kuwait para o Texas.
"Advantage Sweet foi apreendido pela Marinha da República Islâmica do Irã enquanto transitava em águas internacionais no golfo de Omã. O petroleiro emitiu um pedido de socorro durante a apreensão. A 5ª Frota dos EUA está monitorando a situação", disse em comunicado Comando Central (CENTCOM, na sigla em inglês) dos EUA.
A mídia iraniana mais tarde postou imagens da operação para apreender o navio, mostrando comandos iranianos com armas automáticas descendo de um helicóptero por uma corda para o convés do petroleiro.
Mais detalhes surgiram relativamente a apreensão do petroleiro Advantage Sweet pelo Irã. De acordo com a mídia estatal iraniana, o petroleiro parece ter colidido com um barco iraniano, provocando desaparecimento de duas pessoas e deixando vários feridos.
O comandante do CENTCOM, Michael Kurilla, disse que a detenção do petroleiro foi uma violação "da ordem internacional baseada em regras" pelo Irã.
Entretanto, os EUA evitaram mencionar as alegações do lado iraniano de que o petroleiro Suezmax havia colidido com um barco de pesca iraniano, ferindo vários tripulantes e deixando outros dois desaparecidos antes de abandonar o local do acidente.