A montadora turca Turkish Aerospace Industries (TAI) revelou um helicóptero de ataque pesado, escreve no domingo (30) o portal Air Data News.
Conforme escreve o Air Data News, o T9292 ATAK 2 é um helicóptero de ataque de dez toneladas construído com base em um aplicativo do governo lançado em 2019. A aeronave usa dois motores TV3-117VMA-SBM1V-01T produzidos pela empresa ucraniana Motor Sich. Eles são derivados de um motor russo Klimov, considerado mais eficiente e durável.
O ATAK 2 será equipado com um canhão de 30 mm e poderá transportar cerca de 1.500 kg de armamento em 6 pilones sob as asas. Entre os armamentos planejados estão mísseis não guiados e guiados de 70 mm, mísseis antitanque e até mísseis ar-ar.
Segundo o portal, as imagens divulgadas pela agência de defesa da Turquia mostram um modelo ainda incompleto, mas já equipado com componentes necessários, como motores, sistemas, um eixo de transmissão e aviônicos.
Os canhões e sensores também aparecem instalados, mas são apenas modelos, segundo relatos.
É planejado que os primeiros helicópteros de série entrem ao serviço do Exército da Turqiua já em 2025, explica a mídia.