Panorama internacional

Moscou: Rússia tomará medidas se as bases da OTAN se aproximarem das fronteiras russas

A Rússia será forçada a tomar medidas técnico-militares se os militares americanos se aproximarem das fronteiras russas e no âmbito do acordo bilateral de cooperação na esfera de defesa entre Helsinque e Washington, e dentro da OTAN, afirmou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Sputnik
Anteriormente, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores finlandês, Mikael Antell, declarou que o acordo biliteral de cooperação na esfera de defesa entre Helsinque e Washington, se implementado, permitirá que as Forças Armadas dos EUA usem o território finlandês e bases para treinamento e armazenamento de materiais.

"Consideramos qualquer abordagem da infraestrutura militar americana às fronteiras da Federação da Rússia como uma confirmação direta do objetivo declarado de Washington de trazer a chamada 'derrota estratégica' ao nosso país", disse Zakharova em um briefing nesta quarta-feira (3).

A diplomata também observou que "a Federação da Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza técnico-militar quanto de outra natureza, para neutralizar as ameaças à nossa segurança nacional que surgem a esse respeito".

"Consideramos que tais planos são uma evidência clara do que o lado russo repetidamente alertou: a Finlândia está irrevogavelmente perdendo sua soberania. Foi assim que começou", enfatizou Zakharova.

Na última semana de abril, as negociações sobre um acordo bilateral de cooperação na esfera da defesa entre a Finlândia e os Estados Unidos continuaram em Helsinque, informou o Ministério das Relações Exteriores da Finlândia.
Panorama internacional
Kremlin: OTAN é um instrumento de guerra e sempre se aproximou das fronteiras da Rússia
Comentar