Uma ponte usada pelas tropas ucranianas para entregar munição e transferir reservas para Artyomovsk foi destruída perto de Chasov Yar, na República Popular de Donetsk (RPD), informou nesta sexta-feira (5) o Ministério da Defesa da Rússia.
Ao mesmo tempo, continuou, as unidades de assalto continuaram sua ofensiva na parte ocidental da cidade de Artyomovsk, enquanto os paraquedistas apoiavam as forças e restringiam o inimigo nos flancos. Já os ataques da aviação operacional, do Exército e o fogo de artilharia do agrupamento de tropas Yug (Sul) atingiram as forças adversárias perto de Kalinovka e Krasny, na RPD.
Enquanto isso, nas direções de Kupyansk, Krasny Liman e Donetsk, com a participação dos agrupamentos de tropas Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro), os militares russos aniquilaram até 460 efetivos e mercenários ucranianos, dois depósitos de munições, oito carros, dois obuseiros autopropulsados Akatsiya, um sistema de artilharia M777 dos EUA, um veículo blindado de combate, um picape, obuseiros D-20 e D-30, três veículos de combate da infantaria, quatro veículos militares blindados e um lança-foguetes Grad.
"Na direção de Kherson, até 80 militares ucranianos, 15 veículos blindados de combate, 23 carros, um obuseiro Msta-B e três obuseiros D-30 foram destruídos durante as últimas 24 horas", detalhou o ministério, acrescentando que o agrupamento de tropas Vostok (Leste) foi responsável pela destruição de 90 soldados ucranianos, um tanque, cinco carros, um obuseiro D-30 e um sistema de artilharia M777 produzido nos EUA na RPD e na região de Zaporozhie.
Quanto aos sistemas de defesa antiaérea, eles destruíram dois aviões Su-25, 14 drones e sete projéteis do sistema de lança-foguetes Himars nas regiões de Kherson, Carcóvia e Zaporozhie, e nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 418 aviões militares, 230 helicópteros, 3.963 veículos aéreos não tripulados, 421 sistemas de defesa antiaérea, 8.992 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.096 lançadores múltiplos de foguetes, 4.739 peças de artilharia de campanha e morteiros e 9.986 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.