Panorama internacional

Borrell diz que a União Europeia precisa ter política independente com a China

A União Europeia deve construir uma relação com a China independente dos EUA, de acordo com o chefe das Relações Exteriores do bloco.
Sputnik
A União Europeia deve ter sua própria abordagem em relação à China, que está ficando cada vez mais forte, disse na sexta-feira (5) Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE).
"Acho que sim, nós, europeus, temos que ter nossa própria maneira de enfrentar a China. No triângulo UE-EUA-China, estamos mais próximos de Washington, certamente, mas temos que ter nossa própria maneira, e estamos trabalhando nisso", disse Borrell em uma conferência da União Europeia em Florença, Itália, intitulada "Construindo a Europa em Tempos de Incerteza".
O alto responsável disse que o bloco não deve impedir a ascensão da China ao status de potência global.
Panorama internacional
Por que Macron está visitando Pequim se França e UE estão alinhadas com os EUA?
"Acho que não devemos nos opor à ascensão da China. A China se tornará uma grande potência, gostemos ou não. O importante é como a China administrará seu poder", explicou Borrell.
Os EUA têm pressionado a Europa a adotar uma postura mais rígida em relação à China, seu rival econômico e uma potência militar crescente, para conter sua crescente influência global. Tal ocorre apesar do fato de que os três continuam sendo os maiores parceiros comerciais do mundo.
Comentar