Panorama internacional

Rússia bloqueia sistemas de orientação dos sistemas Himars transferidos à Ucrânia, diz mídia

Sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars dos EUA enviados à Ucrânia estão perdendo sua eficácia nesse país devido aos sistemas de supressão eletrônica russos, aponta a CNN citando fontes informadas.
Sputnik
"Rússia tem bloqueado os sistemas móveis de foguetes fabricados pelos EUA na Ucrânia com mais frequência nos últimos meses, usando bloqueadores eletrônicos para desativar seus sistemas de pontaria guiados por GPS, fazendo com que os foguetes falhem seus alvos", informaram várias fontes com conhecimento do assunto à emissora.
De acordo com fontes dos EUA, Reino Unido e Ucrânia, os sistemas de foguetes Himars estão se tornando menos eficazes, por isso especialistas norte-americanos e ucranianos precisam procurar maneiras de configurar o software para combater a interferência.
O canal de TV aponta que, de acordo com os documentos secretos do Pentágono vazados, Washington ajudou as forças ucranianas a detectar e destruir bloqueadores eletrônicos russos. Esta informação foi confirmada por um funcionário da Casa Branca na condição de anonimato.
Operação militar especial russa
Ex-oficial do Pentágono: capacidades da Rússia em guerra eletrônica são inigualáveis
O sistema de lançamento múltiplo de foguetes Himars é fabricado nos EUA desde 2003. Ele pode transportar seis foguetes ou um míssil balístico tático ATACMS. O alcance de fogo para certos tipos de munições do sistema atinge até 80 km.
Comentar