Panorama internacional

Rússia desenvolve drone ímpar com motor híbrido e autonomia de voo de até 12 horas

Engenheiros russos desenvolveram um novo drone, o Begalet-Mirazh, com decolagem e pouso verticais, capacidade de voar até 12 horas a uma altitude de oito mil metros, informou à Sputnik o serviço de imprensa da Iniciativa Tecnológica Nacional (NTI, na sigla em russo).
Sputnik
"Engenheiros russos criaram um veículo aéreo não tripulado que não tem equivalentes no mercado, com decolagem e pouso verticais, uma autonomia de voo de até 12 horas e uma altitude de voo de até oito mil metros", disse o serviço de imprensa.
Destaca-se que foi criado um modelo operacional do aparelho com um peso de decolagem de 75 quilos (20 dos quais são para uma possível carga útil) e uma altitude de voo de seis a oito mil metros.
Panorama internacional
'Muito útil para destruir artilharia': Ucrânia revela o drone russo mais perigoso para suas forças
"Este desenvolvimento está em demanda hoje para várias tarefas. Em primeiro lugar, como transmissor de sinal", disse Aleksandr Begak projetista principal do aparelho e diretor-geral da empresa produtora. O drone também pode ser usado durante situações de emergência como inundações ou incêndios.

Ele observou que o motor elétrico permite voar cerca de duas horas ou aproximadamente 350 quilômetros. Prevê-se que, na versão híbrida, o drone será equipado com dois motores, um elétrico e um de combustão interna movido a gasolina, alcançando uma duração total de voo de 12 horas.

"O aparelho tem um design aerodinâmico desenvolvido por nós, pode decolar de qualquer plataforma não preparada para isso – acho que é capaz [de decolar] mesmo do convés de um navio", conclui ele.
Comentar