A Turquia realizará eleições presidenciais em 14 de maio. Os principais candidatos são o atual presidente Recep Tayyip Erdogan e seu principal rival Kemal Kilicdaroglu. O candidato da aliança Ata, Sinan Ogan, também está concorrendo. Um segundo turno das eleições presidenciais, se for necessário, será realizado em 28 de maio.
"Estou retirando minha candidatura. Que eles não tenham mais motivos para me acusar. Votem em nosso partido, nosso partido deve estar no parlamento", disse Ince na quinta-feira (11).
De acordo com o político, ele tem sido pressionado por vários grupos há 45 dias com várias alegações.
"As agências de aplicação da lei não estão encontrando, não estão cumprindo seus deveres [...]. O Estado turco falhou em proteger minha confiança", afirmou.
Ince não obteve mais de três por cento dos votos em pesquisas recentes. Anteriormente, muitos ativistas da oposição pediram que Ince retirasse sua candidatura, acreditando que ele impediria que o principal rival de Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, vencesse no primeiro turno e obtivesse alguns dos votos da oposição.
Ince respondeu a esses ataques dizendo que está ciente das pesquisas que lhe dão de 2 a 3% dos votos. Na última reunião com Kilicdaroglu, as partes não conseguiram chegar a um acordo, e Ince continuou na disputa, mas até hoje.