Panorama internacional

Partido de desafiante de Erdogan diz querer que a Turquia desenvolva as relações com a Rússia

Kemal Kilicdaroglu, líder do Partido Republicano Popular (Turquia)
Um representante do Partido Republicano Popular turco sublinhou que Ancara trabalhará a favor de boas relações com a Rússia se o desafiante de Erdogan vencer as eleições.
Sputnik
Oguz Salici, vice-líder do Partido Republicano Popular (CHP, na sigla em turco) da Turquia, liderado pelo candidato presidencial Kemal Kilicdaroglu, disse à Sputnik que a oposição pretende reforçar os laços com a Rússia em caso de vitória eleitoral.
"Nós somos o partido que acredita que é importante ter um bom relacionamento com a Rússia. Não só com a Rússia, mas com todos os nossos vizinhos [...] Há uma série de problemas [nas relações com a Rússia], mas queremos os resolver por meio do diálogo e levar os laços a um novo patamar", disse.
Ele acrescentou que o CHP estava aberto a aprofundar a cooperação econômica com a Rússia.
O presidente turco e candidato presidencial da Aliança do Povo, Recep Tayyip Erdogan, gesticula enquanto faz um discurso durante um comício de campanha eleitoral em Istambul, Turquia, 13 de maio de 2023
Panorama internacional
Na véspera das eleições na Turquia, Erdogan acusa oposição de trabalhar com Biden para derrubá-lo
"Podemos reforçar o comércio. O setor de turismo é de grande importância para nós. Estamos empenhados em promover o desenvolvimento e a prosperidade na região. Não temos preconceito contra o relacionamento com a Rússia", disse o vice-líder do partido.
Nas eleições presidenciais na Turquia de domingo (14) Kemal Kilicdaroglu, apresentado por uma aliança de oposição de seis partidos, é o principal desafiante do atual presidente Recep Tayyip Erdogan, que foi indicado pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco) governista e seu parceiro de coalizão, o Partido do Movimento Nacionalista.
Comentar