Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, disse no domingo (14) durante uma visita à Alemanha que Kiev quer criar uma "coalizão de caças" para obter aeronaves modernas e combater a superioridade aérea da Rússia.
"Hoje, a Rússia tem superioridade no espaço aéreo. Queremos inverter isso", declarou o líder ucraniano em uma coletiva de imprensa em Berlim, após se reunir com Olaf Scholz, chanceler da Alemanha.
Questionado sobre a possibilidade de Berlim enviar aviões para Kiev, Scholz evitou dar uma resposta direta.
"Já fizemos muitas entregas, especialmente na área de defesa aérea. Nós os apoiaremos [os ucranianos] o tempo que for necessário", disse ele, citado pelo canal alemão n-tv.
Até o momento, os países ocidentais têm se recusado a fornecer a Kiev seus caças avançados, limitando a iniciativa à entrega de aeronaves do período soviético.
Em uma entrevista publicada no sábado (13) no jornal norte-americano The Washington Post, Zelensky já tinha referido a situação no que toca à superioridade aérea russa.
"Se eles tiverem superioridade absoluta no céu, que assim seja. Para resolver tal problema, é preciso ser honesto sobre ele. E nossos parceiros também, gostaríamos de obter seu apoio para nos fornecerem caças a jato de padrão ocidental, certamente os F-16. Há outros caças [Eurofighter] e assim por diante. [...] Estamos trabalhando com todos eles para conseguir algo nessa área", disse ele à interlocutora Sally Buzbee.