Os resultados finais foram anunciados pelo Conselho Supremo Eleitoral da Turquia.
O Conselho Supremo Eleitoral da Turquia anunciou oficialmente o segundo turno das eleições presidenciais, que será realizado em 28 de maio.
"Nossa organização decidiu, com base na situação atual em que nenhum candidato obteve 50% dos votos, realizar um segundo turno das eleições presidenciais no domingo, 28 de maio. Isso ocorrerá pela primeira vez na história da Turquia", disse Ahmet Yener, chefe do conselho, em uma coletiva de imprensa.
Segundo ele, até as 15h15, horário local, Erdogan recebeu 49,51% dos votos, Kilicdaroglu 44,88% e Ogan 5,17%, com mais de 35.000 cédulas dos eleitores que vivem no exterior ainda a serem contadas. A contagem dos votos das seções eleitorais na Turquia foi 100% concluída.
Na madrugada desta segunda-feira (15), o canal de TV TRT Haber informou que, com 100% dos votos apurados, Erdogan obteve 49,24% dos votos, enquanto seu rival, Kemal Kilicdaroglu, teve 45,06%. Sinan Ogan ficou em terceiro lugar, com 5,28%, e ainda não anunciou quem apoiará no caso de segundo turno.
O candidato precisava de mais de 50% dos votos para vencer no primeiro turno.
Também, a aliança liderada pelo partido do presidente conquista a maioria no parlamento, com mais de 320 assentos, segundo as informações.
"Nosso país demonstrou mais uma vez o triunfo da democracia nas eleições de 14 de maio. Os resultados finais ainda não foram anunciados, mas estamos na liderança. No entanto, respeitamos a vontade do povo e aguardamos o anúncio dos resultados finais", disse Erdogan a seus partidários em Ancara, capital do país.
Dos 53,9 milhões houve mais de 1,2 milhão de votos inválidos e o comparecimento às urnas foi superior a 88,8%. A contagem dos votos dos cidadãos turcos no exterior ainda não foi concluída.
O primeiro turno das eleições presidenciais na Turquia foi realizado em 14 de maio, com três candidatos a chefe de Estado:
o atual presidente Recep Tayyip Erdogan, 69 anos, candidato único da Aliança Republicana;
Kemal Kilicdaroglu, 74 anos, da Aliança Popular, da oposição;
Sinan Ogan, 55 anos, da Aliança Ata.
Um quarto candidato, Muharrem Ince, líder do partido Memleket, desistiu de sua candidatura três dias antes da eleição.