O agrupamento de tropas Yug (Sul) das Forças Armadas da Rússia, na direção de Donetsk, eliminou mais de 260 militares ucranianos, além de dez armamentos e um depósito de munições nas últimas 24 horas, disse no sábado (27) o Ministério da Defesa russo.
"Na direção de Donetsk, mais de 260 militares ucranianos, dois veículos blindados de combate, cinco carros, uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika e dois obuseiros D-30 foram destruídos nas últimas 24 horas como resultado de ataques da aviação operacional e do Exército, fogo de artilharia e ações ativas das unidades do agrupamento de tropas Yug", contou o ministério.
"Até dez militares ucranianos, três carros, um obuseiro D-30, bem como duas peças de artilharia autopropulsadas Gvozdika foram destruídos na direção de Kherson", acrescentou.
Quanto aos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste), Tsentr (Centro) e Vostok (Leste), eles eliminaram cerca de 280 efetivos de Kiev nas direções de Kupyansk, Krasny Liman, sul de Donetsk e Zaporozhie.
Nas ações, que decorreram nas regiões de Carcóvia e Zaporozhie e nas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, foram aniquilados diversos veículos militares, três depósitos de munições e, entre outros armamentos, um obuseiro autopropulsionado Gvozdika e dois radares AN/TPQ-50 de produção dos EUA.
Os militares russos atingiram ainda postos de comando de duas brigadas mecanizadas do Exército ucraniano na RPD, informou o Ministério da Defesa. Um total de 82 unidades de artilharia ucranianas em posições de tiro, efetivos e armamentos militares em 96 áreas teriam sido atingidos pela artilharia e aviação tática e do Exército das Forças Armadas da Rússia.
"As unidades de defesa antiaérea interceptaram dois mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow, 19 projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars e dois mísseis antirradar HARM", segundo o Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, sublinhou, 12 drones ucranianos foram destruídos pela defesa antiaérea russa na RPD, RPL e na região de Zaporozhie nas últimas 24 horas.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 429 aviões militares, 235 helicópteros, 4.353 veículos aéreos não tripulados, 424 sistemas de defesa antiaérea, 9.310 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.100 lançadores múltiplos de foguetes, 4.919 peças de artilharia de campanha e morteiros e 10.481 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.