Operação militar especial russa

MD russo: grupo de militantes ucranianos tentou entrar na Rússia usando um rio, explodiu em minas

O Ministério da Defesa da Rússia relatou mais detalhes sobre o incidente da manhã de quinta-feira (1º) na fronteira com a Ucrânia, que envolveu uma tentativa de entrada de efetivos de Kiev.
Sputnik
Na manhã desta quinta-feira (1º) o agrupamento de tropas Zapad (Ocidente) da Rússia frustrou uma nova tentativa do regime de Kiev de realizar um ataque contra civis na cidade de Shebekino, na região de Belgorod, Rússia, comunicou o Ministério da Defesa da Rússia, que apresentou uma cronologia dos eventos.
Às 03h57 (horário local, 21h57, no horário de Brasília), após uma hora de bombardeio na fronteira russo-ucraniana, no posto de controle da estrada internacional de Shebekino, e nas áreas residenciais do vilarejo Novaya Tavolzhanka, o inimigo tentou atacar na direção de Volchansk com três veículos blindados de combate, quatro picapes e 30 efetivos. O fogo de artilharia atingiu o inimigo, destruindo um veículo blindado de combate e até dez dos militantes. O inimigo se retirou na direção de Pletenevka, de acordo com o ministério.
Além dele, continua, um grupo terrorista de 15 militantes tentou entrar em território russo ao longo da margem esquerda do rio Siversky Donets, na direção de Gatischevo, Novaya Tavolzhanka. Os terroristas ucranianos se explodiram em um campo minado e seus restos foram destruídos pela artilharia russa.
Houve ainda um outro grupo terrorista ucraniano, composto por 20 militantes e dois veículos blindados de combate, que avançou pela margem direita do Siversky Donets em direção a Novaya Tavolzhanka, explicou o órgão militar. Os insurgentes foram dispersados, com eles perdendo oito combatentes e um dos veículos.
Operação militar especial russa
Defesa da Rússia: autoridades frustraram novo atentado terrorista de Kiev contra civis em Belgorod
Às 04h57 (horário local, 22h57, no horário de Brasília) a Força Aeroespacial da Rússia foi mencionada como tendo efetuado dois ataques no território da Ucrânia contra as reservas inimigas, nas áreas de Ogurtsovo e Gatischevo.
Entre as 06h05 e 06h45 (horário local, 00h05 e 00h45, respetivamente, no horário de Brasília), formações terroristas ucranianas, em uma tentativa de intensificar seus esforços, fizeram outra tentativa de invadir o território russo, agora a partir dos distritos de Pletnevka e Volchansk. O ataque envolveu até 70 militantes, cinco tanques, quatro veículos blindados de combate, sete picapes e um caminhão Kamaz.
As forças russas infligiram perdas ao inimigo entre as 06h10 e 06h50 (horário local, 00h10 e 00h50, respetivamente, no horário de Brasília), o que o forçou a se retirar na direção de Zhovtnevoe. Os terroristas ucranianos perderam 12 soldados, dois veículos blindados de combate e uma picape durante os combates, acrescentou o Ministério da Defesa da Rússia.
Já de 07h00 e 09.50 (horário local, 01h00 e 03h50, respetivamente, no horário de Brasília) os terroristas em retirada e as reservas inimigas foram atingidos por nove ataques aéreos perto de Ogurtsovo, Pletenevka, Staritsa e Volchansk.
No total, mais de 50 terroristas ucranianos, quatro veículos blindados de combate, um lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad e uma picape foram destruídos na área da fronteira ucraniana, resumiu o ministério russo.
Comentar