Na quarta-feira (31), o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que o secretário-geral, António Guterres, apresentou "algumas ideias" às partes do acordo de grãos do mar Negro sobre como desbloquear as exportações de amônia da Rússia.
"O Secretariado da ONU, que está bem ciente de nossa posição, continua a especular sobre o tema da amônia, tentando criar a impressão de alguns novos esforços e contatos. Além disso, a ausência de resultados é óbvia — o duto [Toliatti-Odessa] não está funcionando", disse Vershinin.
A posição da Rússia permanece inalterada — a exportação de amônia faz parte dos acordos existentes e deveria ter começado simultaneamente com o transporte de grãos ucranianos, concluiu o diplomata.
Turquia e ONU: negociando o acordo
A Turquia recebeu uma proposta da ONU sobre o trânsito de amônia russa pela Ucrânia, mas ainda não há clareza e consenso sobre o assunto, disse uma fonte familiarizada com as negociações do acordo de grãos à Sputnik, nesta quinta-feira.
"Sim, estamos familiarizados com a proposta, várias opções, possibilidades foram discutidas entre as partes. Mas não há clareza e consenso sobre esse assunto. Ou seja, não há nada específico que eu possa compartilhar", disse a fonte.
Ancara e ONU continuam trabalhando para remover os obstáculos à exportação de produtos agrícolas russos para os mercados mundiais, acrescentou a fonte.