Panorama internacional

Arábia Saudita anuncia lançamento de nova 'Rota da Seda' entre a China e o mundo árabe

O ministro de Investimento da Arábia Saudita elogiou os laços sino-árabes, sugerindo que Riad se torne "uma ponte que liga o mundo árabe à China".
Sputnik
Khalid Al-Falih, ministro de Investimento da Arábia Saudita, anunciou o lançamento de uma Rota da Seda moderna entre a China e os países árabes por ocasião da abertura de uma conferência sino-árabe, informou no domingo (11) a agência saudita SPA.
Mais de três mil empresários chineses e árabes, funcionários e especialistas nessas regiões participam da décima Conferência de Negócios Árabe-China na capital saudita Riad, que dura dois dias. Ela promete ser o maior evento do gênero na história das relações sino-árabes.
"A nova Rota da Seda entre a China e os países árabes será definida pela visão de cooperação e parceria do reino, e o 'combustível' para a lançar é a juventude e a inovação para defender nossos interesses e os de nossos parceiros em todo o mundo", disse o ministro.
Panorama internacional
Acadêmico: China já é líder mundial e está afastando EUA no Oriente Médio
Ele sublinhou que, "como a maior economia do Oriente Médio, e a que mais cresceu no mundo durante o último ano de 2022, a Arábia Saudita pretende servir como uma ponte que liga o mundo árabe à China, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento desse relacionamento".
De acordo com Al-Falih, o mundo árabe precisa de investimentos chineses de valor agregado nesse estágio de desenvolvimento, e "a presidência da Arábia Saudita no Conselho da Liga Árabe neste ano a impulsiona a incorporar o interesse dos líderes do mundo árabe em fortalecer as relações com a China amigável e expandir seus sucessos políticos e diplomáticos para os campos econômico e de investimentos".
Comentar