Panorama internacional

'Devem ter receio': ex-oficial da OTAN alerta tropas ucranianas sobre arma russa perigosa

As Forças Armadas da Ucrânia devem se preocupar com os projéteis termobáricos russos capazes de causar grandes danos ao inimigo, escreve o ex-oficial da OTAN Stavros Atlamazoglou no portal 19FortyFive.
Sputnik
"As forças ucranianas buscam ativamente os sistemas de armamentos letais da Rússia, que consideram alvos prioritários. E há boas razões para isso", escreve o colunista.
Rússia usa munições termobáricas letais, que são lançadas pelo sistema pesado de lança-chamas TOS-1A Solntsepek. Este tipo de arma é capaz de destruir tudo em seu caminho em um curto período de tempo, aponta o ex-oficial da OTAN.
"Um único sistema de artilharia com munições termobáricas TOS-1A pode impedir um assalto mecanizado", enfatizou Atlamazoglou.
Anteriormente, o comandante de uma unidade das Forças Armadas da Rússia informou sobre a destruição de dois veículos de combate de infantaria Bradley do Exército ucraniano usando munições termobáricas.
Operação militar especial russa
'Sem análogos': forças russas recebem novos sistemas pesados de artilharia para operação na Ucrânia
O TOS-1A é montado em cima de um chassi de tanque e tem grande mobilidade. Está equipado com tubos para 24 foguetes e o alcance de fogo do sistema chega a 12 quilômetros.
Comentar