Assim, o líder norte-coreano, em um telegrama de felicitações em nome do governo norte-coreano e de todo o povo da Coreia do Norte, observou que a orgulhosa história de desenvolvimento e cultura da Rússia tem "raízes profundas" e o país passou por um "caminho glorioso" de desenvolvimento, demonstrando dignidade e força.
De acordo com Kim Jong-un, agora o povo "robusto e sábio" da Rússia sob a liderança de Putin está lutando contra as forças "que tentam minar a soberania e a segurança" do país e violar sua vida pacífica.
"A justiça está destinada a vencer, e o povo russo continuará a glorificar sua história característica e tradicional de vitórias", disse o chefe da RPDC.
Kim Jong-un ressaltou que o povo norte-coreano expressa "total apoio e solidariedade" ao povo russo, que busca proteger os direitos e interesses soberanos de seu país, defender a justiça internacional e se opor "à arbitrariedade dos imperialistas".
"A amizade entre a Coreia e a Rússia, que permanece de século em século, apesar de vários testes históricos, é um ativo estratégico valioso de nossos países, e a posição inabalável da RPDC é o contínuo desenvolvimento das relações de boa vizinhança e cooperação [com a Rússia] de acordo com as exigências do novo tempo", diz o telegrama.
Além disso, o líder norte-coreano manifestou a sua disponibilidade para reforçar a cooperação estratégica entre Pyongyang e Moscou "de acordo com o desejo conjunto dos povos de ambos os países de realizar o objetivo ambicioso de construir Estados poderosos e proteger de forma confiável a paz e a segurança globais".
Ele também desejou a Putin saúde e sucesso em seu trabalho, e desejou ao povo russo prosperidade eterna, desenvolvimento e vitória.