Portugal suprirá à Ucrânia 13 veículos blindados de transporte de pessoal e nove obuseiros, revelou na sexta-feira (16) Helena Carreiras, ministra da Defesa do Estado-membro europeu da OTAN.
Os blindados são do modelo M113, com Carreiras sublinhando que o anúncio acontece após a "visita do ministro [ucraniano das Relações Exteriores] Dmitry Kuleba a Lisboa".
"Este é um novo pacote que Portugal disponibiliza à Ucrânia, realçando aquilo que temos feito e o nosso permanente apoio na medida das nossas possibilidades neste esforço, que é agora ainda mais significativo, dado estarmos num momento crítico e importante que tem a ver com esta contraofensiva que vai levar algum tempo, mas que para a qual todos os aliados [da OTAN] se mobilizam para apoiar a Ucrânia", disse a ministra em declarações aos repórteres após uma reunião de ministros da Defesa em Bruxelas, Bélgica.
Segundo ela, este apoio tem como objetivo "construir as condições para que seja possível pensar num futuro de paz e de negociações".
Ela estimou que até agora Portugal ofereceu uma ajuda militar acumulativa que "vai superar as 1.125 toneladas" de material.
A Rússia tem sublinhado repetidamente que se reserva o direito de atacar quaisquer suprimentos militares que cheguem às mãos de Kiev, e que eles não ajudam a concluir o conflito na Ucrânia.