Panorama internacional

Reino Unido arrisca perder posição 'favorável' na OTAN com redução de seu Exército, adverte general

O Reino Unido está "se agarrando" à influência da OTAN mas pode perder a sua posição "favorável" na Aliança se não abandonar a ideia de redução do número de efetivos de seu Exército, disse o general Tim Radford, vice-comandante supremo das forças aliadas na Europa.
Sputnik
"Penso que nós [Exército britânico] somos muito pequenos […] Precisamos crescer [...] Estamos em uma posição privilegiada aqui", disse Radford em entrevista ao jornal The Telegraph.

"Temos uma posição de influência em toda a OTAN. A minha preocupação é que, se não investirmos e não construirmos nossa base industrial e não liderarmos como deveríamos, podemos perder essa posição".

O general observou que a operação militar especial da Rússia na Ucrânia mostrou que o avanço tecnológico não pode ser à custa do pessoal, acrescentando que "o equipamento é apenas tão bom quanto as pessoas que o gerenciam e operam".
"Se alguém vier em sua direção com um tanque você não pode afastá-lo ciberneticamente. Você não pode atravessar uma ponte por meios cibernéticos. Isso precisa ser equilibrado", disse Radford.
Panorama internacional
OTAN não está preparada para conflito com Rússia, diz general britânico aposentado
Em 2021, o Ministério da Defesa britânico anunciou planos para reduzir o número de tanques de 227 para 148 e reduzir o Exército para 73 mil homens. Este é o menor número desde a época de Napoleão.
Comentar