Panorama internacional

Rússia, Turquia e Irã continuam esforços para normalizar as relações Ancara-Damasco

Rússia, Turquia e Irã continuarão seus esforços para preparar um roteiro para a normalização das relações entre Ancara e Damasco, segundo declaração conjunta dos três países.
Sputnik
As partes observaram o caráter construtivo das consultas realizadas em 20 de junho de 2023 em Astana pelos vice-ministros das Relações Exteriores da Federação da Rússia, Irã, Turquia e Síria, durante as quais foi discutida a preparação de um roteiro para o restabelecimento das relações entre a Turquia e a Síria: em coordenação com as pastas da defesa e dos serviços de informações dos quatro países.

"[Os lados] enfatizaram a importância de continuar os esforços ativos nessa área, em conformidade com os acordos alcançados nas reuniões dos ministros das Relações Exteriores em Moscou em 10 de maio de 2023 e ministros da Defesa em 25 de abril de 2023", diz a declaração conjunta.

Além disso, as delegações da Rússia, Síria, Turquia e Irã concordaram em continuar a trabalhar em um roteiro para normalizar as relações entre Ancara e Damasco, disse o vice-ministro das Relações Exteriores iraniano Ali-Asghar Khaji, chefe da delegação iraniana para as negociações sobre a Síria em Astana, à Sputnik.

"Foram feitos preparativos e tivemos uma troca de opiniões de pontos de vista sobre o assunto. É claro que não esperávamos poder fazer progressos significativos em apenas uma reunião, mas é importante que o trabalho tenha começado. Concordamos em continuar as negociações", disse ele.

O diplomata também expressou esperança de novos progressos nos trabalhos sobre a normalização das relações entre a Turquia e a Síria.
Assim, de acordo com Ali-Asghar Khaji, a normalização das relações entre Ancara e Damasco implica a discussão da questão dos refugiados, da segurança das fronteiras e da presença da Turquia na Síria, e acrescentou que não é um processo fácil e tem várias dimensões.
Ademais, os partidos pediram a convocação antecipada da nona sessão da comissão de redação do Comitê Constitucional, com uma abordagem construtiva dos partidos sírios.
A capital do Cazaquistão sedia a 20ª rodada de negociações de Astana a nível de vice-ministros das Relações Exteriores em 20 e 21 de junho. Trata-se de reunião entre as quatro partes envolvidas a nível dos vice-ministros das Relações Exteriores da Rússia, Síria, Turquia e Irã sobre a normalização das relações entre Damasco e Ancara, sendo o segundo evento em tal formato, tendo o anterior ocorrido no início de maio em Moscou.
Panorama internacional
EUA começaram a criar 'Exército da Síria Livre' com participação de combatentes do Daesh, diz Lavrov
Comentar