Novas descobertas de importância para o mundo científico continuam a surgir durante as escavações no Complexo de Edifícios Balatlar, no centro da cidade de Sinop.
As escavações continuam sob a liderança do professor Gulgun Koroglu, um dos distintos membros do corpo docente da Universidade de Belas Artes Mimar Sinan.
Recentemente foi determinado que a estrutura do artefato pertencia à "sala de jantar de uma família rica do século IV a.C.".
"Esses mosaicos intrincados servem como um testemunho da proeminência de Sinop como um centro florescente para o comércio, religião e assentamento na época. Os desenhos do mosaico exibem uma gama diversificada de motivos, incluindo simbolismo religioso, representações da vida cotidiana e padrões únicos que também foram encontrados em várias seções do mosaico", disse Koroglu.
Mosaico de seixo pertencente ao período helenístico, na cidade de Sinop, em Turquia
© Foto / IHA
O diretor de Cultura e Turismo da Província de Sinop, Metin Suren, apontou: "Mosaicos de pedra de seixo, que raramente são vistos nos restos de edifícios que datam do período clássico e do período helenístico no século IV a.C., foram desenterrados nas escavações de Balatlar que têm sido realizadas por 11 anos".
Afirmando que Sinop pode estar entre as cidades antigas mais importantes do mundo depois de Roma, Suren disse: "Sinop, que tem hospedado muitas civilizações desde o período pré-histórico até o presente, é uma das cidades antigas mais importantes do mundo".
De acordo com a lenda, Sinop foi fundada pelas amazonas, que lhe deram o nome de sua rainha, Sinova. Os antigos habitantes da cidade atribuíam sua fundação a Autólico, um companheiro de Hércules. Destruída pelos cimérios nômades equestres, foi refundada no final do século VII a.C. por uma colônia milesiana.