Panorama internacional

Maioria dos norte-americanos apoia aumento da presença militar dos EUA em Taiwan, segundo pesquisa

A maioria dos cidadãos norte-americanos apoia o aumento da presença militar dos Estados Unidos em Taiwan para fazer frente à China nesta região, em meio a uma visita da delegação do Congresso dos EUA à ilha, primeira desde a viagem do secretário de Estado, Antony Blinken, à China.
Sputnik

"A maioria dos americanos apoia o aumento da presença militar dos EUA em Taiwan, já que a ilha democrática enfrenta uma ameaça crescente da China", escreve a Fox News referindo uma nova pesquisa do Instituto Reagan.

Mais da metade dos norte-americanos, 56%, disseram que apoiam um aumento da presença militar dos Estados Unidos para enfrentar a China na região, enquanto 30% indicaram que se opõem a essa medida.
Os americanos também expressaram seu apoio aos legisladores dos EUA que se reuniram com líderes de Taiwan, com 61% dizendo que os líderes estavam certos, enquanto 21% disseram que essas reuniões não deviam ter ocorrido, pois corriam o risco de provocar a China.
"De modo geral, os entrevistados demonstraram um apoio esmagador às ideias de uma forte liderança americana no exterior e de aumento do poderio militar", concluiu a Fox News.
A pesquisa ocorre em um momento em que as tensões entre a China e a ilha autônoma de Taiwan continuam aumentando no último ano, com as duas potências mundiais realizando vários exercícios militares no estreito de Taiwan e reuniões regulares de funcionários estadunidenses com autoridades da ilha.
Uma delas está se realizando agora mesmo. Hoje (27), o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan informou que uma das maiores delegações do Congresso dos EUA nos últimos anos chegou a Taiwan.
Uma das maiores delegações do Congresso dos EUA dos últimos anos aterrissou em Taiwan! O grupo, que se concentra em assuntos de segurança, é composto pelo presidente do Comitê de Serviços Armados da Câmara, Mike Rogers, pelo legislador sênior de mais alto escalão Adam Smith e por sete outros legisladores de ambos os lados do parlamento!
É a primeira delegação estadunidense desde a visita do secretário de Estado norte-americano Antony Blinken à China, na qual Washington depositou grandes esperanças de melhorar as relações, que se deterioraram inclusive por causa da situação de Taiwan.
Panorama internacional
Taipé insta Austrália a enviar adido militar para a ilha na tentativa de conter ação chinesa
Comentar