Panorama internacional

Após deslumbrar Modi com jantar de gala, EUA pedem à Índia maior cooperação no mar do Sul da China

Embora não seja um requerente do mar do Sul da China, a Índia intensificou os laços de segurança na região, sinalizando sua intenção de desempenhar um papel maior nos esforços contra a China, papel que Washington espera que Nova Deli desempenhe ainda mais.
Sputnik
Nesta quarta-feira (28), o principal diplomata dos Estados Unidos para o Leste Asiático, Daniel Kritenbrink, disse espera uma maior entre Nova Deli e Washington sobre questões no mar do Sul da China. Kritenbrink afirmou que o foco dos EUA na região é a capacitação de aliados, parceiros e amigos, segundo a Reuters.
"Daremos boas-vindas à cooperação com qualquer país que adote essa visão. Isso, é claro, inclui a Índia", disse o diplomata.
Na semana passada, durante uma visita de Estado a Washington do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em meio a um jantar de gala oferecido pela Casa Branca, os países declararam-se estar "entre os parceiros mais próximos do mundo".
Panorama internacional
Índia e EUA aprofundam relações de defesa para contrariar a China, diz mídia
Biden e Modi assinaram uma série de acordos nas áreas de defesa e comércio no dia seguinte ao jantar (23).
Embora os países não sejam aliados formais vinculados a tratados e a Índia mantenha sua postura de não alinhamento, Washington quer que Nova Deli seja um contrapeso estratégico em oposição à China, analisa a revista Veja.
Hoje (28), a Marinha da Índia disse que estava enviando uma corveta de mísseis de serviço ativo para o Vietnã como um presente, o primeiro navio de guerra que o governo indiano deu a qualquer país.
Kritenbrink também citou o Vietnã em suas declarações, quando referiu-se ao que chamou de "manobras inseguras" de navios chineses dentro da zona econômica exclusiva vietnamita no mês passado.
Comentar