Panorama internacional

Analista explica como os países do BRICS podem acelerar processo de desdolarização

Os países do BRICS podem acelerar o processo de abandono do dólar como moeda de reserva se criarem uma moeda única, escreve a analista Claire Bargelès no jornal Les Echos.
Sputnik
A jornalista observa que um dos principais temas da cúpula do BRICS na África do Sul, que está planejada para 22- 24 de agosto, será a criação de uma moeda única.
"Este grupo de cinco países representa mais de 40% da população mundial, quase um quarto do PIB mundial e 18% do comércio mundial. Isto é suficiente para ter ambições monetárias com vista a proteger um mundo multipolar no qual os EUA não dominarão e, em geral, o domínio ocidental será uma coisa do passado", disse Bargelès.

Segundo ela, o BRICS está estudando outras maneiras de reduzir a dependência do dólar dos EUA, incluindo o aumento do comércio em moedas locais. Além disso, a possível expansão desta organização interestatal por meio de adesão de outros países poderia dar um "impulso inesperado" ao processo.

Panorama internacional
Economista: expansão do BRICS anda de mãos dadas com 'declínio do império americano' e do dólar
Recentemente, o professor e economista Richard Wolff disse que a expansão do grupo de países BRICS de economias emergentes coincidiu com a perda de domínio do dólar americano como moeda de reserva e comércio mundial e que as duas tendências estão interligadas. A ascensão do BRICS tem diretamente a ver com o declínio do dólar americano.
Comentar