O governo israelense comunicou nesta terça-feira (4), planos para construir um cabo elétrico subaquático que percorrerá sua costa mediterrânea e oferecerá a possibilidade de se conectar a redes elétricas na Europa.
De acordo com o plano do projeto de cabo submarino, a possibilidade de conectar a rede elétrica de Israel às redes elétricas da Europa via Chipre e Grécia será avançada, bem como a opção de conectar-se a países do Golfo através da Jordânia e do Egito, disse o ministério, segundo o The Times of Israel.
"Saúdo o primeiro passo no caminho para estabelecer um cabo submarino de eletricidade ao longo da costa de Israel [...] o cabo é uma parte significativa do plano nacional de energia e infraestrutura que apresentarei nas próximas semanas, para melhorar a confiabilidade do sistema elétrico, acelerar a implantação de energias renováveis e conectar a rede elétrica de Israel à Europa, Egito, Jordânia e os Estados do Golfo [...]", afirmou nesta terça-feira (4) o ministro da Energia israelense, Israel Katz.
No dia 18 de junho, Tel Aviv também anunciou o plano de conectar um cabo submarino de fibra ótica para unir a Ásia e a Europa. O projeto, segundo a empresa estatal de energia Europe Asia Pipeline Company (EAPC) "posicionará Israel como uma ponte terrestre de comunicação conectando os países do Golfo e a Ásia à Europa".
O cabo principal se conectará a cabos submarinos que chegam à costa de Israel e estará disponível para qualquer empresa de telecomunicações licenciada no país por meio de contrato de arrendamento de 25 anos, disse o Ministério.